Dias 25 e 26 de julho de 2025 - Local a definir.
O Congresso Estadual de Profissionais do Crea-CE (CEP) é um evento realizado a cada três anos pelos Conselhos Regionais de Engenharia e Agronomia (Creas) em todo o Brasil. Seu principal objetivo é reunir profissionais das áreas de Engenharia, Agronomia e Geociências para discutir e propor melhorias nas regulamentações profissionais, além de fortalecer o Sistema Confea/Crea e Mútua.
O processo do CEP inicia-se com debates nas microrregiões, avançando para a fase estadual e culminando na etapa nacional, o Congresso Nacional de Profissionais (CNP). Durante o CEP, os participantes elaboram propostas que serão encaminhadas ao CNP para sistematização e discussão em nível nacional.
O 12º CNP, previsto para os dias 10 e 11 de outubro de 2025 em Vitória (ES), abordará os seguintes temas:
Esses temas visam promover o desenvolvimento nacional por meio da participação ativa dos profissionais nas áreas abrangidas pelo Sistema Confea/Crea.
O CEP é uma oportunidade valiosa para os profissionais contribuírem com suas experiências e conhecimentos, influenciando diretamente as políticas e estratégias que impactam suas áreas de atuação. A participação ativa fortalece a profissão e promove o desenvolvimento sustentável do país.
O CNP é um espaço onde os profissionais registrados no Sistema discutem propostas para o aperfeiçoamento do exercício profissional nas áreas de Engenharia, Agronomia, Geociências, Meteorologia, entre outras.
1. Pré-Congressos Regionais
Debates nas cidades ou regiões do estado.
2. Congresso Estadual de Profissionais (CEP)
Reúnem-se profissionais do estado para consolidar e votar as propostas.
3. Congresso Nacional de Profissionais (CNP)
Representantes dos estados levam as propostas aprovadas para debate e sistematização nacional.
Participar do CNP (ou dos CEPs) é uma chance de:
Ser protagonista nas decisões da sua profissão Influenciar políticas públicas Trocar experiências com profissionais de todo o Brasil Fortalecer a representatividade da sua área
O CEP é uma etapa estadual que antecede o CNP. Profissionais participam de reuniões regionais para discutir temas relevantes, e as propostas aprovadas são levadas ao CNP, onde são debatidas em nível nacional. O CNP, por sua vez, contribui para o aprimoramento das políticas públicas e regulamentações profissionais nas áreas abrangidas pelo Sistema Confea/Crea e Mútua.
O Confea criou, em 1992, por meio da Resolução 373/92, e depois pela Resolução 1.013/2005, a regulamentação dos Congressos Nacionais de Profissionais (CNPs) e dos Congressos Estaduais de Profissionais (CEPs). Desde então, foram realizadas dez edições desses congressos.