Falta menos de um mês para o início da 75ª Semana Oficial da Engenharia e da Agronomia, o maior evento da área tecnológica do Brasil. A SOEA, que será aberta oficialmente no dia 21 de agosto no Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso, em Maceió (AL), traz ao debate diversas temáticas com o foco voltado para a discussão em torno da “Engenharia e Ética na Reconstrução do Brasil”. Um assunto criteriosamente escolhido pelo Confea com base na atual conjuntura do País.
Mais de 3 mil pessoas fizeram suas inscrições para o evento. Esse número está motivando a organização que está comemorando o andamento dos preparativos para o grande encontro entre engenheiros, agrônomos, meteorologistas, agrimensores, geólogos e geógrafos. O presidente do Crea-AL, Fernando Dacal, que levou a informação até o Plenário do Confea em tom bastante otimista. Para o anfitrião da septuagésima quinta edição da Semana Oficial da Engenharia e da Agronomia “não há mais como a SOEA não um ser um verdadeiro sucesso em Alagoas”. O clima de otimismo também contagiou o presidente do Confea, Joel Krüger, e o presidente da Mútua Caixa de Assistência, Paulo Guimarães. Com base no êxito dos preparativos, os dois já pensam em novas diretrizes para a SOEA do ano que vem. “Precisamos estar animados, motivados e organizados”, disse Joel Krüger ao defender uma mudança de paradigma antecipando os trabalhos de organização da Semana Oficial da Engenharia e da Agronomia para 2019. Na mesma linha de pensamento, logo após uma palestra ministrada pela psicóloga Carla Furtado, Paulo Guimarães confirmou que o momento é de motivação. E isso é fundamental para as carreiras da área tecnológica.
Esse ano, a SOEA espera um público perto dos três mil e quinhentos profissionais e estudantes das engenharias, agronomia e geociências que vão participar das palestras, rodas de debates, e da quinta edição do Congresso Técnico Científico da Engenharia e da Agronomia – CONTECC. O Congresso, que faz parte da programação da SOEA, tem demonstrado muita força no seu principal objetivo: a divulgação dos trabalhos técnicos-científicos desenvolvidos nas mais diversas instituições brasileiras. As experiências, frutos de amplas pesquisas de estudantes, professores, mestres e doutores, são publicadas nos anais do evento como também em revistas científicas.
A programação de palestras, conferências e debates está na fase de conclusão sob a responsabilidade de uma comissão organizadora que tem as participações do professor Fernando Antonio Souza Bemerguy na coordenação, professora Enid Brandão Carneiro Drumond , como coordenadora adjunta e o engenheiro Roldão Lima Júnior. A Semana Oficial da Engenharia e da Agronomia é realizada pelo Conselho Federal de Engenharia e Agronomia e a Mútua Caixa de Assistência dos Profissionais dos Crea´s. Em 2018 ela chega à sua 75ª edição. Para o presidente do Crea-CE, engenheiro civil Emanuel Mota, a SOEA e o CONTECC caminham no mesmo objetivo de tornar a engenharia mais forte, mais robusta e cada vez mais promissora unindo profissionais e estudantes em torno de projetos sustentáveis de grande relevância social, econômica e ambiental. “A Semana Oficial da Engenharia e Agronomia e o Congresso Técnico-Científico promovem um maravilhoso intercâmbio profissional que enriquece o debate sobre tudo que cerca nossas profissões”, diz Emanuel Mota.
Assessoria de Comunicação