Notícias

75ª SOEA discute equidade de gênero e novos projetos para o ensino de engenharia

23.08.2018


O terceiro e penúltimo dia da 75ª Semana Oficial da Engenharia e Agronomia trouxe à tona, na tarde desta quinta-feira (23), em Maceió, dois dos mais importantes assuntos que permeiam o setor: Equidade de Gênero/Mulheres na Engenharia e Os desafios dos Novos Projetos Pedagógicos dos Cursos de Engenharia. Em relação à grade de ensino, o engenheiro civil Luís Edmundo Prado de Campos – presidente do Crea-BA – fez uma abordagem reflexiva sobre o que acontece nas salas de aulas dos cursos de engenharia por todo o País. Ele colocou o ensino da engenharia diante do novo perfil dos jovens estudantes. Segundo o engenheiro civil, “A engenharia não pode mais ser vista como um corpo de conhecimento, onde os alunos possam adquirir pelo estudo do conhecimento técnico ou não técnico, pela mera atividade de cursar e ser aprovado em um número de disciplinas que cubram o conteúdo desejado. A engenharia deve ser vista como um processo em que as pessoas, suas necessidades, expectativas e comportamentos requerem empatia, interesse pelo usuário, além de técnicas que permitam transformar esta observação em formulação do problema a ser resolvido pela aplicação da tecnologia”.

O presidente do Crea-BA defendeu que sejam definidos currículos para os cursos a partir de competências a serem desenvolvidas, ao invés de núcleos de conteúdos. Dessa maneira, diz o engenheiro civil Luís Edmundo, “os conteúdos são implementados dentro de contextos de desenvolvimento de competências e contextualizados em ambientes de engenharia, e não apenas como um fim em si mesmos”.


Na sala ao lado, as engenheiras Tatiana Takimoto, Vanessa Sabioni e Célia Rosa abordavam a Participação Feminina na Era das Indústrias 4.0, AgroMulher Agronomia 4.0, Mapeamento da Participação Feminina dentro do Sistema Confea/Crea e Assédio Profissional. Alguns dos assuntos, considerados tabus, como a diferença de salários entre homens engenheiros e mulheres engenheiras monopolizaram os debates.

A EXPOSOEA também colocou no centro dos debates as Potencialidades do Rio São Francisco, o Programa Nuclear da Marinha e o Programa de Desenvolvimento de Submarinos, a Responsabilidade Civil e Criminal dos Profissionais do Sistema e os Desafios para o Desenvolvimento da Mineração em Bases Sustentáveis.

PRESIDENTE DO CONFEA VISITA ESTANDE DO CRE-CE

No início da noite, o presidente do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia, engenheiro Joel Krüger, visitou o estande do Crea-CE onde manteve um encontro descontraído com o presidente Emanuel Mota. Joel Krüger estava acompanhado por uma comitiva na qual estavam membros da organização da 75ª SOEA. Momentos de alegria e sorrisos unidos por visões muito parecidas sobre o tema geral do encontro. O presidente do Crea-CE e o presidente do Confea compartilham da opinião de que a reconstrução do Brasil pela ética, passa necessariamente pelas mãos da engenharia.

Assessoria de Comunicação