14.02.2019
O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Ceará realizou nos dias 12 e 13 de fevereiro, no Plenário Engenheiro Civil Jaime Câmara Vieira, o 14º Seminário de Capacitação dos Conselheiros do Crea-CE com uma vasta programação de palestras e debates. O encontro contou com a presença do presidente Emanuel Mota que abriu, inclusive, o ciclo de apresentações técnicas. Na ocasião, apresentou o balanço de ações de 2018 e um conjunto de explicações de como é gasto o dinheiro do CREA-CE: quanto arrecada, quais as principais despesas, como funciona a "maquina"administrativa, entre outros esclarecimentos.
No primeiro dia do seminário, o Auditor Federal da Secretaria de Controle Externo do Ceará (SECEX-CE TCU), Antônio Araújo da Silva que abordou o tema “O Tribunal de Contas da União – TCU: Fiscalização e Administração dos Conselhos Profissionais. O Auditor Federal explicou como o Tribunal de Contas da União faz o trabalho de fiscalização das ações dos Conselhos. Antônio Araújo da Silva elogiou a iniciativa do Crea-CE de buscar essa aproximação com o TCU como forma de capacitar seus conselheiros e sua equipe de profissionais, além de ressaltar a importância da transparência e clareza demonstrada nas apresentação realizadas pelo presidente.

Fechando a tarde do dia 12, o Engenheiro Eletricista e autor de 10 livros, professor Ênio Padilha, falou sobre “O que é Estratégia e porque isso é importante para a Engenharia e Agronomia no Brasil”. Para Ênio Padilha, o planejamento de ações precede todo e qualquer projeto de sucesso. “Se não há planejamento as chances de fracasso são bem maiores”, comentou o palestrante.
No dia 13, as palestras giraram em torno das atividades dos conselheiros. Abordando temas como “Função dos Conselheiros”; “Fundamentação das Decisões Administrativas”; “Destaques da Lei 6.496/77”; “Conselhos Profissionais – Relacionamento com os Órgãos de Controle” e “Destaques da Lei 5.194/66”, os conselheiros do Crea-CE receberam uma verdadeira aula sobre o que é o Sistema Confea/Crea sob muitas perspectivas. A legislação foi esmiuçada detalhadamente pelo Engenheiro Eletricista Claude Pasteur de Andrade Faria que também falou sobre Ética Profissional e Responsabilidades Profissionais. Os assuntos geraram uma grande interação e participação dos conselheiros o que enriqueceu o conteúdo do seminário.
Ao final, o presidente Emanuel Mota fez uma avaliação muito positiva do evento e reforçou que o Crea-CE vai continuar investindo em capacitação e qualificação dos seus conselheiros, profissionais e colaboradores do CREA-CE.
Assessoria de Comunicação