O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Ceará (Crea-CE) realizou na sexta-feira (12), e no sabado (13) o 11° Congresso Estadual de Profissionais do Ceará. O evento foi aberto pelo presidente em exercício do Crea-CE, Engenheiro Civil Fernando Galiza que recepcionou os convidados e profissionais e apresentou um vídeo com o passo a passo para a emissão da Carteira Digital. O Diretor Geral da Mútua no Ceará, Engenheiro Civil e Agrônomo Pedro Idelano Alencar Felício discorreu sobre a história da Caixa de Assistência e o técnico da Mútua Diego Cavalcante explicou como o profissional associado pode acessar os benefícios e empréstimos.
O 11° CEP CE contou com a presença do Engenheiro Mecânico Constantino Frates Júnior, Coordenador de Atração de Investimentos da Secretaria do Desenvolvimento Econômico do Ceará. Ele proferiu palestra abordando a criação de HUB's no estado. Destaque para o HUB do Hidrogênio Verde que vem elevando a atração de empresas nacionais e internacionais para o Ceará, que também está recebendo investimentos em outros setores de sua infraestrutura. O Engenheiro Mecânico citou como exemplo a possibilidade da produção de fertilizantes verdes com a exploração do fosfato, da Mina de Santa Quitéria, e de Amônia, além dos investimentos em energias renováveis (solar e eólica) que já estão em curso. Constantino Frates revelou que, atualmente, existem 20 projetos em execução. "Se a gente conseguir implantar de 25% A 30% desses projetos, o volume de investimentos pode chegar a U$ 26 bilhões de dólares", confirmou Constantino Frates. O Engenheiro Mecânico reforçou que o Crea-CE tem um papel fundamental nesse processo de implantação dos HUB's por causa da sua experiência e visão técnica.
A abertura do 11° Congresso Estadual de Profissionais do Ceará também contou com a importante presença do Procurador Jurídico do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (CONFEA), Fernando Nascimentodos Santos. Em sua palestra, ele falou da importância dos Congressos Estaduais organizados pelos Conselhos Regionais de Engenharia e Agronomia para a formulação de propostas para uniformizar as ações e dar mais visibilidade ao Sistema Confea/Crea e Mútua em todas as questões que estão diretamente relacionadas aos seus profissionais. O Procurador Jurídico do Confea reforçou a importância de propostas que possam ser atendidas pelo Governo Federal, os governos estaduais e as bancadas parlamentares. Propostas, segundo ele, que levem em consideração a situação existente No país. Por isso, sustentou Fernando Nascimento, é necessário justificar a proposição com base na "fundamentação legal".
Outro ponto alto do primeiro dia do encontro foi a aprovação do Regimento Interno do Congresso Estadual dos Profissionais do Ceará que estabeceu as regras para a formação das propostas e a votação das teses. O Coordenador do CEP CE, José Maria Freire, apresentou os artigos do documento. O regimento foi aprovado por unanimidade. Esse ano a Comissão do 11° CEP-CE foi formada pelos seguintes profissionais: Engenheiro Agrônomo José Maria Freire; Engenheiro Eletricista, de Segurança do trabalho e Ambiental, Cláudio Patrício; Engenheira Agrônoma Maria Helena de Araújo; Engenheira Civil Cristina Bianchi; Engenheira Civil Maria do Socorro; Engenheiro Civil Antônio Melo e Engenheiro Civil Roberto Wagner.
Durante o período da tarde, foram formados os Grupos Temáticos para deliberar sobre as propostas. O Engenheiro Agrônomo José Maria Freire conduziu a formação dos grupos de trabalho. O 11° Congresso Estadual de Profissionais do Ceará, em 2022, focou suas atenções em três Eixos Temáticos: Atuação Profissional; Infraestrutura e Inovação tecnológica. Na sexta-feira (12) as propostas foram aprovadas nos Grupos Temáticos. No sábado (13) as propostas aprovadas foram levadas à plenária.
O Coordenador José Maria Freire conduziu a votação que definiu as 28 propostas que serão levadas ao Congresso Nacional dos Profissionais que será realizado em Goiânia. O Crea-CE oficializou ao final do 11° CEP, vinte e duas propostas no Eixo Temático "Atuação Profissional" ", quatro propostas no Eixo "Infraestrutura" e duas propostas sobre Inovação Tecnológica".
O Crea-CE também definiu os delegados que vão representar o estado no 11° CNP. Além do Coordenador do CEP, José Maria Freire, cuja vaga é garantida pelo Regimento Interno, outros cinco profissionais com mandato foram eleitos e seis profissionais sem mandato também foram escolhidos pelo voto. Com mandato foram eleitos os seguintes profissionais: José Océlio Ferreira Farias; Francisco Cláudio Patrício Moura; Maria Helena de Araujo; Roberto Wagner Leite Machado e Sebastião Carneiro de Albuquerque. Sem mandato foram eleitos: Francisco de Assis Bezerra Leite; Antônio Guilherme Queiroz da Silva; Antônia Tatiana Pinheiro Nascimento; Maria Lucia Cortez Bona; Thereza Neumann Santos de Freitas e Niédja Goyanna Gomes Gonçalves.
O Coordenador do CEP, Engenheiro Agrônomo José Maria Freire, fez uma análise positiva do evento. Ele elogiou a participação dos profissionais durante os encontros microrregionais e enalteceu a qualidade das propostas apresentadas. "Nós somos responsáveis por toda essa tecnologia que contribui para o desenvolvimento nacional. Então é importante que nós assumamos esse compromisso de influir na construção de políticas públicas", reforçou José Maria Freire.
O presidente em exercício do Crea-CE, Engenheiro Civil Fernando Galiza, também elogiou a forma como o CEP foi conduzido, de maneira, clara, transparente e democrática. Fernando Galiza ressaltou a importância do conteúdo das propostas que vão colocar os profissionais no centro dos debates sobre o aperfeiçoamento do Sistema Confea/Crea e Mútua. O presidente confirmou para setembro uma reunião com os delegados eleitos para defender as propostas no 11° CNP.
Assessoria de Comunicação do Crea-CE
Confea, Crea-SP e Crea-CE unem-se em ação para proteger atribuições profissionais junto ao TCU
Crea-CE e CBPCE firmam parceria para impulsionar carreiras internacionais de engenheiros cearenses
Sequestro de Carbono, mulheres na Engenharia e meio ambiente se destacam na quinta-feira da SOEA
Intercâmbio profissional, inclusão de mulheres e projetos inteligentes marcam o primeiro dia da SOEA
Crea-CE compartilha informações sobre ações inovadoras no Colégio de Presidentes dos Creas em Natal
Crea-CE e Mútua participam de livro que serve como referência para a Engenharia de Pesca no Brasil
Crea-CE participa de Sessão Solene em homenagem ao Dia Internacional das Mulheres na Engenharia
Fiscalização do Crea-CE participa do Encontro Regional de Fiscalização do Sistema Confea/Crea
Colégio de Instituições de Ensino Superior lança III Prêmio TCC Crea e Fórum de Docentes e Discentes
SENGE-CE convoca seus associados para um Assembleia Extraordinária que ocorrerá no dia 05 de janeiro
3ª Reunião Ordinária do Fórum de Presidentes dos CREAs da Região Nordeste que aconteceu em Fortaleza
Licitações e Contratos: O que muda e o que se mantém, com a edição da nova Lei – Aspectos Práticos
Visita do Dep. Estadual Agenor Neto para assuntos de interesse dos Profissionais do Sistema
Medidas de higiene, desinfecção e cuidados individuais que fazem parte do Plano de Retomada
NOTA OFICIAL AOS PROFISSIONAIS DA ENGENHARIA, AGRONOMIA E GEOCIÊNCIAS E À SOCIEDADE DE UM MODO GERAL
Servidora Maria de Nazaré foi homenageada pelo Confea no X Seminário Nacional de Ouvidores
ELEIÇÃO 2019 - Edital de Convocação Eleitoral para o Cargo de Conselheiro Federal da Eng. Elétrica
Prefeitura de Fortaleza e Crea-CE articulam parceria para compensação da emissão de gás carbônico
Encaminhamento de projetos dos profissionais para os deputados da bancada cearense no congresso
Proposta de projeto de lei para regularizar a contratação e a remuneração de profissionais.
CREA-CE é pioneiro na desburocratização de procedimentos no atendimento aos profissionais
Instituto Federal do Ceará está reformulando a grade dos cursos ligados à área tecnológica.
Crea-CE visita FAMETRO e tira dúvidas dos estudantes de engenharia sobre papel institucional do cons
Eleições 2017 | Participe do debate com os presidenciáveis às eleições do Sistema Confea/Crea
Cajucultura: Praga da mosca branca ameaça estimativa de crescimento da produção de caju no estado
Servidor do Crea-CE inicia campanha para custear sua participação na 93ª Corrida de São Silvestre
XXX CBA fica encerrado com a elaboração da Carta de Fortaleza, que defende reserva de mercado
Diretor do Crea-CE, eng. civil Lawton Parente, profere palestra sobre Inspeção Predial no dia 16
Reunião promove debate sobre proposta de reajuste das mensalidades do Plano de Saúde Unimed
Mobilização da Engenharia e da Agronomia em prol do desenvolvimento marca o encerramento da 74ª Soea
Gerenciamento de recursos hídricos depende de integração entre diferentes políticas e a sociedade
Participantes da 74ª SOEA, no Pará, poderão conhecer e contratar benefícios previdenciários da Mútua
Inspeção Predial integra debates do Seminário eSocial e seu impacto na Saúde e Segurança do Trabalho
Crea-CE participa da 2ª Reunião Ordinária do Fórum de Presidentes dos Creas do Nordeste em Salvador
Empresa júnior de engenharia e arquitetura promove o acesso de alunos ao mercado de trabalho
A exposição “Construções em Movimento” será a mais nova atração do Centro Cultural do Crea-CE
TCM tem parceria do MPCE, OAB, CRC-CE, CRA-CE, Crea-CE e Senge-CE para manter seus serviços
Senge-CE comemora seus 75 anos em solenidade na Assembleia Legislativa do Estado do Ceará
Conselhão promove mútua colaboração entre autarquias de fiscalização profissional do estado