O dia 5 de outubro está reservando uma agenda repleta de atividades no segundo dia da Semana Oficial da Engenharia e Agronomia, no Centro de Convenções, em Goiânia. A partir das 9 horas da manhã começam as apresentações dos painéis. Destaques para os temas "Mobilidade Profissional: Certificação de Profissionais e Acreditação de Cursos - Panorama Mundial", "Mobilidade Urbana: a Engenharia de Tráfego e o planejamento urbano sustentável", "Impactos das alterações nas normas regulamentadoras e suas contribuições para a gestão de riscos ocupacionais" e "Fórum Mulher". A Mobilidade Profissional será abordada pelo Engenheiro José Vieira, no Teatro Vermelho, onde também serão discutidos os temas "Desafios do exercício profissional nas Américas", "Acreditação de cursos - Experiência e reflexões no case Costa Rica", "Desafios e oportunidades para a Engenharia brasileira" e a "Importância da CPLP no contexto das Engenharias". Ao meio dia acontecerá a assinatura de documentos com Angola, Bolívia, Cabo Verde e Moçambique. Na sala 1, os engenheiros civis Rubens Eugênio Barreto Ramos e Henrique Luduvice falarão sobre Mobilidade Urbana: a Engenharia de Tráfego e o planejamento urbano sustentável. Eles terão a companhia do Secretário de Transportes e Mobilidade do Distrito Federal, Valter Casimiro. A Engenheira Civil Fátima Có vai mediar o debate. A Auditora Fiscal do Trabalho, Engenheira Eletricista Mara Queiroga Camisassa e o Diretor Técnico da Amaest, Engenheiro de Segurança do trabalho, Kengiro Suezawa Camargo vão falar sobre Impactos das Alterações nas normas regulamentadoras e suas contribuições para a gestão de riscos ocupacionais. Esse tema será moderado pelo Engenheiro de Produção e Segurança do Trabalho Ronaldo Borin. Já o Fórum Mulher que vai acontecer a partir das 14 horas, na sala 2, colocará em debate dois assuntos: "Pioneirismo do Programa Mulher nos Creas e nas entidades femininas" e "Protocolado futuros: inovação genuína e inteligência coletiva". O primeiro tema contará com as palestras das engenheiras Celia Neto Pereira da Rosa (Eng. Civ.) e Márcia Virgínia Cerqueira Santos (Eng. Agrim.). A especialista em inovação Marília Silveira falará sobre o segundo tema. O painel terá a moderação da Engenheira Civil Ana Adalgisa Dias Paulino.
Os Engenheiros Agrônomos terão um encontro, no segundo dia da SOEA, com dois temas importantes para a categoria. O Auditor Fiscal Federal Agropecuário, Alexander Magalhães Goullart, vai expor o tema "Sistema unificado de atenção à sanidade agropecuária (SUASA): garantindo qualidade para alimentarmos o mundo" e o Engenheiro Jorge Bitencourt vai tratar do tema "As redes e os sistemas remotos: novos modelos de trabalho na Engenharia e Agronomia". A sala 3 encerra suas apresentações com o debate sobre "Mercado das Energias Renováveis após a promulgação da Lei 14.300/2022 - Marco Legal da Energia Própria". O Ph.D. em Engenharia Elétrica Rodrigo Lopes a qual vai proferir sua palestra. Enquanto isso, na sala 4, os participantes terão um panorama sobre os avanços tecnológicos com "Cidades do Futuro: Inteligência Artificial e Startups" e "BIM: A transformação começa agora". Esses dois temas contarão com as presenças dos especialistas em inovação, Marcilene Scantamburlo, Kesia Alves da Silva, Rodrigo Broering Koerich e Cleito Rocha de Matos. "Desenvolvimento Industrial e Tecnologia: viabilidade de capacidade competitiva da indústria brasileira" e " Os desafios da universalização do saneamento básico no Brasil com o novo Marco Legal" vão ser abordados na sala 5.
Outro ponto alto do segundo dia da 77a Semana Oficial da Engenharia e Agronomia é a realização do 6° Encontro Nacional de Fiscalização do Sistema Confea/Crea (ENAFISC). O evento será realizado o dia inteiro no Auditório Lago Azul. No espaço Arena, durante a tarde, o Engenheiro Agrônomo Marcos Fava Neves, conhecido como "Doutor Agro" vai proferir palestra sobre "Análise e perspectivas do cenário agropecuário mundial e brasileiro". A Engenheira Mecânica Carolina Palma Naveira Cotta abordará o tema "Projeto EnerGente: Ilha de Policogeração Sustentável - Geração de eletricidade e água em locais remotos". O CEO da Bravo Motor Company, Eduardo Javier Muñoz, vai palestrar sobre Economia Verde: o futuro das cidades e a Engenharia.
Crea-CE e Mútua Caixa de Assistência estarão caminhando lado a lado, mais uma vez, na Semana Oficial da Engenharia e Agronomia. Assim como aconteceu em anos anteriores, as duas instituições fecharam um convênio para garantir suas presenças no Centro de Convenções, em Goiânia, no período compreendido entre dias 04 e 06 de outubro. O Crea-CE terá o seu Stand. A equipe da Mútua no Ceará estará presente no Stand da Mútua Nacional.
Assessoria de Comunicação do Crea-CE