Na manhã de ontem (5), tiveram início os encontros microrregionais preparatórios para o 9° Congresso Estadual de Profissionais (CEP). Os eventos têm o intuito de divulgar e garantir a participação dos profissionais cearenses no congresso tanto estadual quanto nacional. O CEP e os encontros no interior do estado são promovidos pelas entidades de classe do sistema profissional e pelo Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Ceará (Crea-CE).
9º CEP
O Congresso Estadual de Profissionais (CEP) é uma conferência realizada em todos os estados com a finalidade de aprofundar os debates, democratizar as discussões e reunir o maior número possível de propostas a serem levadas ao Congresso Nacional de Profissionais (CNP).
Este ano, o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Ceará (Crea-CE) realiza a nona edição da CEP, nos dias três e quatro de junho, no Clube de Engenharia do Ceará (CEC), em Fortaleza.
9º CNP
O Congresso Nacional de Profissionais (CNP) que, em sua 9° edição, tem como tema de discussão “O Sistema Confea/Crea e Mútua em defesa da Engenharia Brasileira”, acontecerá nos dias dois e três de setembro, em Foz do Iguaçu (PR).
O objetivo da CNP é discutir e propor políticas, estratégias, diretrizes e programas de atuação, visando à participação dos profissionais das áreas abrangidas pelo Sistema Confea/Crea no desenvolvimento nacional, proporcionando maior integração com a sociedade e entidades governamentais.
Encontros Preparatórios
Os encontros microrregionais acontecerão durante todo o mês de maio, e seu primeiro evento foi realizado no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará, no Campus de Aracati, contando com a presença do engenheiro mecânico e segundo vice-presidente do Crea-CE, Alberto Leite Barbosa Belchior, em sua abertura. Alberto Belchior, que é o coordenador desses eventos, saudou os presentes e, em seguida, explanou, rapidamente, sobre o CEP e o CNP e sobre a engenharia.
Posteriormente, o diretor geral da Mútua-CE, engenheiro Gerardo Santos Filho, fez uma apresentação acerca da Mútua, seus objetivos e serviços oferecidos. Já o diretor da Associação dos Engenheiros de Pesca do Estado do Ceará (AEP-CE), João Henrique Cavalcante Bezerra, discorreu sobre "Ação e Trabalho na Engenharia de Pesca".
Finalizando a reunião, foram apresentadas as propostas tanto do Congresso Estadual de Profissionais (CEP), quanto do Congresso Nacional de Profissionais (CNP) pela presidente do Sindicato dos Engenheiros do Estado do Ceará (Senge-CE), a engenheira-agrônoma Maria Helena de Araújo.
Fique atento
Os próximos encontros microrregionais acontecerão, neste mês, nas seguintes datas e locais:
06 – Limoeiro do Norte - Noite;
19 – Tianguá - Noite;
24 – Juazeiro do Norte - Manhã;
25 - Crateús - Noite.
Assessoria de Imprensa do Crea-CE