Notícias

Colégio de Instituições de Ensino Superior lança III Prêmio TCC Crea e Fórum de Docentes e Discentes



Com a presença do presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Ceará, Engenheiro Civil Emanuel Maia Mota, o Colégio de Instituições de Ensino Superior (Cies) realizou, na noite dessa terça-feira (23/05), a primeira reunião de 2023. Os representantes das faculdades que possuem ensino superior nas áreas da Engenharia, Agronomia e Geociências colocaram em pauta dois assuntos importantes: o III Prêmio TCC Crea a criação do Fórum de Docentes e Discentes. 


A reunião foi aberta pelo coordenador do Cies, professor Edilson Duarte, que representa a Unifanor. Ele explicou detalhes sobre a realização da terceira edição do Prêmio TCC Crea como as datas do calendário e a metodologia descritas no edital. "Os alunos das instituições de ensino apresentam seus artigos, a gente tem uma comissão avaliadora formada por todas as instituições do nosso estado e, ao final, nós separamos por categoria os três melhores artigos e os alunos fazem uma apresentação tanto para os professores como para o mercado porquê nós convidamos empresários e os contratantes para acompanharem as apresentações", esclareceu Edilson Duarte. 


Durante a reunião que aconteceu no Plenário do Crea-CE, no formato híbrido, os representantes do Colégio de Instituições de Ensino Superior também lançaram o I Fórum Docentes e Discentes, que vai acontecer no próximo mês de outubro e vai reunir professores e alunos para que possam debater assuntos relacionados às diretrizes curriculares da Engenharia. O rofessor Edilson Duarte também comentou os avanços e as conquistas do Colégio desde a sua criação na gestão do presidente Emanuel Maia Mota. "A parceria com o Crea-CE é boa para todos. É boa para o Conselho que se aproxima daquele aluno que ainda está no banco da faculdade, para o mercado que está pegando no Conselho os melhores alunos através, por exemplo, desse prêmio TCC, e para o próprio egresso que vê uma perspectiva maior e o aumento das oportunidades que ele tem no mercado de trabalho ao final é até mesmo durante a sua formação como engenheiro", completou o coordenador do Colégio de Instituições de Ensino Superior. 


O presidente Emanuel também comentou os avanços trazidos pelo Colégio de Instituições de Ensino Superior para o Crea-CE. A criação do Cies, segundo ele, é parte da estratégia do Crea-CE de se aproximar e integrar profissionais e estudantes às discussões do dia a dia do Conselho. "Quando a gente entrou em 2018, só tinham três universidades representadas no Plenário do Crea-CE: Unifor, UECE e UFC. E hoje a gente tem 12 universidades representadas em nosso Plenário. Isso mostra a visão da nossa gestão quanto a importância da participação das instituições de ensino superior na vida do Crea-CE. Ao longo desses seis anos a gente vem fazendo um trabalho junto a essas instituições para mostrar que elas podem ter assento no Plenário do Crea-CE. Durante a minha gestão, ao invés de redirecionar as vagas no Plenário, a gente ampliou as vagas para poder contemplar as instituições de ensino superior", disse Emanuel Maia Mota.



Assessoria de Comunicação do Crea-CE