Uma solenidade marcada por simbolismos e significados. O Sistema Confea/Crea e Mútua enalteceu a relevância do papel da mulher na Engenharia, na Agronomia e nas Geociências. E o Crea-CE presenciou esse momento assim como tem acontecido nos grandes eventos. A coordenadora do Comitê Gestor do Programa Mulher do Crea no Ceará, Engenheira Civil Tereza D'Ávila, participou da sessão solene realizada na Câmara dos Deputados, em Brasília, na quinta-feira (22/6), como parte da programação do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea) em homenagem a Mulher na Engenharia, na Agronomia e nas Geociências. "A comemoração do Dia Internacional das Mulheres na Câmara dos Deputados em Brasília foi um dia marcado pelo reconhecimento e valorização das mulheres na Engenharia. Ver a casa recebendo a todas nós, em homenagem, foi um dia histórico", disse a Engenheira Civil Tereza D'Ávila. A Engenheira Tereza D'Ávila chamou atenção para a maior participação feminina na elaboração de políticas públicas no país.
"A homenagem aqui em Brasília nos coloca em posição de protagonismo na Engenharia e garante a nossa representatividade no sistema através do programa Mulher. Nossa presença reafirmou a necessidade de políticas públicas para alcançar mais mulheres a pertencer a esses espaços. Falamos de educação, igualdade salarial, valorização profissional e outros temas tão importantes para que seja garantido o pleno exercício das nossas profissões e que jamais os gêneros sejam limites para qualificar ambos os profissionais. Que os espaços conquistados sejam limitados apenas e absolutamente pleno domínio da técnica. Esperamos que ações como essas engajem mais mulheres a pertencerem a esses espaços, seja na política seja na Engenharia", concluiu a coordenadora do Comitê Gestor do Programa Mulher do Crea no Ceará.
O requerimento para a realização da solenidade foi apresentado por solicitação da deputada federal Engenheira Agrônoma Marussa Boldrin (MDB-GO). O Dia Internacional das Mulheres na Engenharia, que é oficialmente celebrado no dia 23 de junho, reuniu lideranças políticas e do Sistema Confea/Crea e Mútua de todo país. Também fizeram parte da comitiva que representou o Crea-CE na homenagem às Mulheres na Engenharia, em Brasília, o chefe de gabinete do Crea-CE, Engenheiro Civil José Luiz Lins, o Assessor Especial da presidência, Engenheiro Civil Guilherme Queiroz, a Engenheira Civil Pauleane Farias Evangelista, membro titular do Comitê Gestor do Programa Mulher do Crea-CE e a conselheira Lucilene Santos.
O presidente do Confea, Engenheiro Civil Joel Krüger esteve presente na sessão solene e falou como o Sistema vem prestigiando a temática "igualdade de gênero". O Engenheiro
Joel Krüger contou detalhes da história que resultou na escolha da data. Segundo ele, o Dia Internacional das Mulheres na Engenharia foi criado pela Women’s Engineering Society em 2014 e surgiu como “um incentivo para a luta de todas as mulheres profissionais". Em seguida Joel falou sobre a criação do Programa Mulher no Crea-PR em 2016 que, posteriormente, foi levado para o Confea por sua sugestão no início do seu primeiro mandato em 2018. Para o Engenheiro Civil Joel Krüger era preciso dar uma "amplitude nacional" ao programa.
Representando as mulheres que participaram da composição da mesa que dirigiu os trabalhos, a deputada federal Jack Rocha pontuou que a Câmara dos Deputados tem hoje a maior bancada feminina ao longo de sua história e isso é muito representativo para o empoderamento das mulheres. Segundo a parlamentar, essa representatividade também atingiu o Sistema Confea/Crea e Mútua. “Temos hoje sete mulheres ocupando a presidência dos Creas. Essa representatividade está inspirando meninas a entrar nesse espaço que é tão desafiador”, disse Jack Rocha.
O Programa Mulher é uma realidade nos 27 Creas de todo Brasil. O programa cresceu, ganhou corpo e dimensão e hoje é reconhecido como uma das grandes iniciativas dentro do Sistema Confea/Crea e Mútua. Na sessão solene na Câmara dos Deputados estiveram presentes todas as presidentes mulheres de Creas: Nanci Walter (Crea-RS), Vânia Abreu de Mello (Crea-MS), Rosa Tenório (Crea-AL), Ana Adalgisa (Crea-RN), Fátima Có (Crea-DF), Adriana Falconeri (Crea-PA) e Carmem Nardino (Crea-AC) que representou o Colégio de Presidentes. A
A engenheira mecânica Michele Costa representou o plenário do Confea. A geóloga Sheila Klener, do Crea-MT, representou as coordenadoras do Programa Mulher do Crea. A Engenheira de Alimentos Melissa Boldrin, irmã da deputada federal Marussa Boldrin, que propôs a sessão solene, representou as inspetorias dos regionais.
A sessão trouxe à tona alguns números importantes sobre a participação das mulheres em suas atividades laborais na Engenharia, Agronomia e Geociências. Dois dados foram destacados: "As mulheres constituem menos de um quinto dos registros no Sistema Confea/Crea, tendo remuneração 38% menor do que a dos homens”. Mas também há conquistas: “O Dieese apurou o crescimento de 132% do número de mulheres matriculadas no curso de Engenharia entre 2002 e 2015". Para exemplificar ações no âmbito do parlamento foi informado que a Câmara dos Deputados criou a "Frente Parlamentar de Fomento à Qualificação, Inclusão e Subsistência das Mulheres na Construção Civil".
Assessoria de Comunicação do Crea-CE