Notícias

Crea-CE apresenta metaverso e fiscalização por satélite no Fórum de Presidentes dos Creas do Nordeste na Paraíba



O Crea-CE esteve presente na reunião do Fórum de Presidentes dos Creas Nordeste que aconteceu em João Pessoa (PB) no começo de julho. O superintendente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Ceará, Engenheiro Civil Jorge Sena, e a Gerente de Fiscalização Daniela Bastos participaram das discussões e apresentações de trabalhos. O Crea-CE protagonizou importantes momentos no encontro. O superintendente Jorge Sena apresentou a plataforma do metaverso que já está funcionando no atendimento virtual do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Ceará e tem recebido muitos elogios de quem a acessa. Jorge Sena também apresentou o projeto de fiscalização por satélite que está sendo desenvolvido pelo CREA-CE.


O projeto já está dando os seus primeiros passos através da captura das imagens por satélite e o tratamento dessas imagens para identificação de possíveis pontos de alerta que deverão ser vistoriados pelos fiscais de campo. Os levantamentos desses pontos são operacionalizados por empresas que dispõem das ferramentas necessárias para a captura e o tratamento dessas imagens que são enviadas à Gerência de Fiscalização e à Gerência de Tecnologia da Informação do Conselho. A fiscalização por satélite pelo Crea-CE começou em junho deste ano. "Nós contratamos uma empresa que, pelo edital, é responsável pela captura e tratamento das imagens de satélite e ela nos explicou como era o trabalho do tratamento dessas imagens. Para colocar o projeto em prática era necessário adquirir as imagens, em dois momentos (captura e tratamento) de uma empresa de satélite e através dessas imagens encontrar pontos divergentes. Na prática, você pega uma imagem do mês passado e uma imagem de hoje, a ferramenta faz o comparativo e identifica pontos que estão com divergência. A ferramenta pega o perímetro dessa modificação e marca como ponto de alerta. Isso pode ser o indício de alguma obra naquele local. Alguém pode ter feito uma nova construção na edificação ou instalou telas fotovoltáicas ", explica Fernando Queiroz que é analista de sistema do Crea-CE. Segundo Fernando Queiroz, a empresa envia para o Conselho essas informações e através delas é possível entrar em contato com os proprietários dos imóveis que receberão correspondências para entrar em contato com o Crea-CE. Os endereços dos pontos de alerta são repassados aos fiscais que vão verificar "in loco" os motivos dos pontos de alerta que foram identificados nas imagens do satélite. São quatro tratamentos por ano, ou seja, os levantamentos serão realizados a cada três meses.


Nesse primeiro momento, os analistas já fizeram um recorte de 20 quilômetros quadrados nos bairros Aldeota, Meireles, Cocó, Centro e Beira-mar em Fortaleza. As imagens identificaram 117 pontos de alerta onde houve modificações. Os dados foram coletados durante os meses de junho e julho. As imagens já passaram pelo tratamento e, posteriormente, serão distribuídas aos fiscais da área. Com as imagens capturadas através do satélite em mãos os fiscais de campo vão verificar as informações nos locais indicados.


Assessoria de Comunicação do Crea-CE