Notícias

Crea-CE levou tecnologia e inovação para SOEA em Gramado


 Foram três dias de interação e troca de conhecimentos. Uma agenda repleta de assuntos sobre as mais diversas áreas da Engenharia, Agronomia e Geociências com 160 palestras divididas em mais de 70 painéis. A 78ª SOEA, em Gramado (RS), deixou um legado para o Sistema Confea/Crea e Mútua. Encerrada na noite da sexta-feira (11/8), ela entrou para a história como a edição que colocou em foco temas que retratam a nova realidade da Engenharia no Brasil. As novas tecnologias e a inovação deram o tom do encontro nacional que reuniu mais de cinco mil profissionais registrados nos 27 Creas de todo o país.


O Crea-CE levou para o Rio Grande do Sul as iniciativas inovadoras que têm transformado a rotina de trabalho dos profissionais no Ceará. Um holograma do presidente Emanuel Maia Mota apresentou a nova realidade do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Ceará que, atualmente, presta todos os seus serviços online otimizando os processos com agilidade, praticidade e economia. Metaverso, Balcão de Atendimento Virtual, fiscalização por satélite, capacitação, treinamento e outros assuntos que foram destaque na programação da SOEA deste ano já são realidade no Crea-CE. Essas ferramentas tecnológicas foram implantadas na gestão do Engenheiro Civil Emanuel Maia Mota e vieram para ficar e colocar o Conselho em um novo patamar.  



 A avaliação dos milhares de profissionais que participaram da 78ª Semana Oficial da Engenharia e Agronomia foi unânime. Para eles, a organização trabalhou temas estratégicos e atuais que permitem uma visão ampla dos novos caminhos das engenharias. Um dos destaques foi como engenheiros, agrônomos e profissionais das geociências são importantes na construção de políticas públicas. Como a Engenharia, Agronomia e Geociências podem contribuir para o planejamento e a execução de projetos para o crescimento econômico e o desenvolvimento sustentável.


Com a participação de um prêmio Nobel da Paz e uma Engenheira da Nasa, a SOEA em Gramado teve a participação de importantes parceiros internacionais que discutiram, por exemplo, desafios e oportunidades nos países de língua portuguesa e outros países. Participaram dessas discussões junto ao Confea e aos Creas instituições como a Federação Mundial de Organizações de Engenharia, Ordem dos Engenheiros de Portugal, União Pan-americana de Associações de Engenheiros, Sociedade de Engenheiros da Bolívia e Comunidade dos Países de Língua Portuguesa.


As mulheres engenheiras também comemoraram um marco dentro do Sistema Confea/Crea e Mútua. Elas protagonizaram vários painéis e debateram vários assuntos relacionados à inclusão social, oportunidades de mercado, equidade de gênero e igualdade salarial dentre outros temas. Lançado na atual gestão, o Programa Mulher já está implantado nas 27 unidades federativas e, 20 delas, já foram criadas entidades de mulheres profissionais como a Associação de Mulheres da Engenharia, Agronomia e Geociências. Durante o encontro o Conselho Federal aderiu à "Certificação de boas práticas no combate à violência contra as mulheres”, desenvolvida pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) em conjunto com o Instituto Nós Por Elas.


Além da apresentação de inovações em plataformas de atendimento virtual, Inteligência Artificial, BIM, fiscalização por satélite, uso de drones e muitas outras tecnologias a serviço das engenharias, a SOEA também colocou em discussão o que há de mais moderno nas boas práticas no setor Agronômico e sustentabilidade do meio ambiente como o resgate de carbono.


Outro destaque em Gramado foi a grande participação de estudantes através do Crea-Jr. Alunos das áreas das Engenharias de todos os estados. A edição da Semana Oficial da Engenharia e Agronomia se despediu deixando grandes expectativas para a 79ª SOEA que será realizada em Salvador, de 7 a 10 de outubro de 2024.


Assessoria de Comunicação do Crea-CE