Notícias

Sindicato dos Engenheiros do Ceará festeja seus 75 anos

31/03/2017

Sessão solene realizada na Assembleia Legislativa do Estado do Ceará, na noite de 28 de março


O aniversário de 75 anos do Sindicato dos Engenheiros do Estado do Ceará (Senge-CE) foi amplamente comemorado pela entidade e pelos profissionais que representa. No último dia 28, aconteceu na Assembleia Legislativa do Ceará sessão solene alusiva à data. Já na noite de ontem, os festejos ficaram encerrados com uma solenidade e entrega das novas instalações da entidade, localizadas na Praia de Iracema e que passaram por reforma e modernização.

Na solenidade, se pronunciaram a presidente do sindicato, engenheira-agrônoma Maria Helena de Araújo, e o representante da Federação Nacional dos Engenheiros (FNE), Murilo Pinheiro. A noite contou, também, com um belíssimo show do músico e tecladista, David Valente.

“Hoje, o Senge-CE completa 75 anos, o novo ciclo já desperta expectativas de novas inspirações, novo ano, novas ideias e esperança e grandes transformações”, salientou Maria Helena de Araújo. “Apesar das diferenças naturais que emanam de todo trabalho coletivo e dos obstáculos que a vida nos apresenta, é importante persistir, edificar e unir”, disse.

Na ocasião, lembrou, ainda, que os engenheiros constituem o fundamento para a transformação das cidades, da vida e, principalmente, da vida em comunidade. “Mas para sermos sustentação, firmeza e segurança, precisamos de valorização e qualificação”, ponderou, ratificando que o Senge-CE precisa se fortalezar a cada dia. “É um processo ousado, de futuro, mas que começa hoje”. Também informou que a sede da entidade recebe o nome de engenheiro civil José Alfredo Sobreira Rocha (in memorian), que foi o responsável pela compra do imóvel.


Presidente do Senge-CE, Maria Helena de Araújo, destaca o fortalecimento do sindicato como meta diária



Por sua vez, o presidente da Fundação Nacional dos Engenheiros, Murilo Pinheiro saudou a presidente do Senge-CE e a todos que estavam presentes na noite festiva. “Temos orgulho de ter o Senge-CE compondo a nossa FNE”, afirmou. “Acredito que nós podemos contribuir muito, com propostas factíveis, com a engenharia unida, para um Brasil com mais oportunidades”, refletiu.


Murilo Pinheiro, presidente da FNE, durante seu pronunciamento


Defesa dos profissionais

O presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Ceará (Crea-CE), engenheiro Victor Frota Pinto, prestigiou as comemorações. “O Senge-CE tem desenvolvido um importante trabalho, ao longo dos 75 anos de existência, na missão de defender os profissionais, fiscalizar o piso salarial e, sobretudo, na elaboração de acordos coletivos e dissídios, bem como na homologação de rescisões contratuais nas áreas profissionais fiscalizadas”, observou.

Além de desempenhar uma relevante missão institucional, o sindicato desenvolve um papel de interesse público no estado, muitas vezes se posicionando nos grandes temas da sociedade. “O Senge é a entidade de classe com mais acentos no plenário do Crea-CE. Por todos esses motivos, parabenizamos o sindicato por seus 75 anos de atuação, e por inaugurar suas novas instalações, o que resulta do empenho e do esforço da diretoria”, disse Victor César Frota. 


Participaram da solenidade: (da esquerda para a direita) diretor da Mútua, Gerardo Santos Filho, presidente do Senge-CE, Maria Helena de Araújo, presidente do FNE, Murilo Pinheiro, presidente do Crea-CE, Victor Frota Pinto.    

História do Sindicato

Fundado em 30 de março de 1942 e integrante ao Sistema Confea/Crea e Mútua, o Senge-CE tem como prerrogativas: representar e defender os interesses de seus filiados; celebrar acordos, convenções e suscitar dissídios coletivos; estabelecer negociações coletivas com representações patronais; prestar assistência jurídica; e promover atividades socioculturais de interesse dos filiados.

A entidade, hoje, representa todos os grupos de engenharia, agronomia, geografia, meteorologia, geologia, arquitetura e tecnólogos. É gerenciado, atualmente, por uma diretoria composta por 20 membros, sendo sete diretores titulares e respectivos suplentes, além do Conselho Fiscal, três titulares e igual número de suplentes, todos eleitos a cada três anos.



Mozarly Almeida,
Assessora de Imprensa do Crea-CE