Fortaleza, 7 de outubro de 2025
O Espírito Santo sedia, de 6 a 9 de outubro, a 80ª Semana Oficial da Engenharia e da Agronomia (SOEA) — o maior encontro da área tecnológica da América Latina. O evento, realizado no Pavilhão de Carapina, na cidade da Serra (ES), reúne mais de 6 mil profissionais do Sistema Confea/Crea e Mútua em torno do tema “Projetando caminhos para o futuro do Brasil”.
Durante a cerimônia de abertura, o presidente da Mútua, Joel Krüger, destacou o compromisso da Caixa de Assistência com a valorização profissional e o fortalecimento da engenharia.
“Estamos na 80ª edição da SOEA, iniciada em 1940, e chegamos ao Espírito Santo com mais de 6 mil participantes para debater os grandes temas da engenharia, da agronomia e das geociências. A Mútua está presente em todos os estados, apoiando congressos, delegações e eventos regionais. Somente para as comitivas estaduais e para os congressos de profissionais, investimos mais de R$ 7 milhões. Nosso foco é a empregabilidade, a capacitação e a geração de oportunidades para quem já está no mercado. Queremos devolver dignidade e valorização aos profissionais que constroem o país”, afirmou Krüger.
O presidente do Confea, Vinícius Marchese, ressaltou o papel transformador do Sistema e o engajamento das lideranças regionais.
“A SOEA é o grande espaço para repensar o futuro do Brasil sob o olhar técnico da engenharia, da agronomia e das geociências. São mais de 300 horas de conteúdo e 200 palestrantes dedicados ao desenvolvimento profissional e à busca de soluções para os desafios nacionais. O Sistema Confea/Crea precisa ser cada vez mais uma ferramenta de desenvolvimento, uma organização que apoia o seu povo e que contribui efetivamente para o avanço das cidades e do país”, destacou.
O Ceará participa com uma delegação do CREA-CE, representada por conselheiros e lideranças, em parceria com a Mútua, reforçando o compromisso conjunto de promover inovação, sustentabilidade e integração profissional. Nesta edição, o engenheiro civil Manfredo Cássio de Aguiar Borges, indicado pelo CREA-CE, foi homenageado na tradicional Láurea ao Mérito e inscrito no Livro do Mérito do Sistema Confea/Crea, em reconhecimento à sua contribuição técnica e ética à engenharia cearense.
A SOEA 2025 reafirma o papel essencial dos profissionais da área tecnológica na construção de um Brasil mais seguro, sustentável e competitivo, fortalecendo o elo entre instituições, sociedade e o futuro da inovação.
Assessoria de Comunicação do Crea-CE