Diante das dificuldades com a escassez de água, vividas nos últimos anos em nosso estado, o tema “Águas subterrâneas, nosso bem estratégico” foi amplamente debatido por profissionais da área de geologia, durante a tarde de ontem (30), no Centro de Ciências da Universidade Federal do Ceará (UFC), dando continuidade às atividades do GeoCeará 2017. O encontro foi aberto ao público.
O vice-presidente da Associação
Profissional dos Geólogos do Ceará (APGCE), geólogo Mariano Castelo Branco, deu
início aos debates falando sobre a importância de promover o gerenciamento dos
recursos hídricos subterrâneos.
“As águas subterrâneas são muito lembradas em período de escassez”, disse o geólogo Mario Fracalossi Jr, superintendente adjunto do Instituto de Planejamento de Fortaleza (IPLANFOR), que destacou, ainda, a necessidade de reuso da água.
Alternativa para Abastecimento
Segundo a gerente de Projetos da Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh), a geóloga Zulene Almada, que também é secretária da APGCE, o uso das águas subterrâneas para abastecimento de algumas regiões já é uma realidade. “Mombaça chega a ter 80% de seu abastecimento atendido por águas subterrâneas”, afirma Zulene Almada.
Para chegar a esta realidade, o assistente da presidência da Cogerh, Yuri Castro, explica que foi necessário avançar nos estudos e investimentos em águas subterrâneas, principalmente, em períodos de seca. “Quando as áreas abastecidas por açudes importantes perdem esta fonte de água a única alternativa é a perfuração de poços”, salientou Yuri Castro.
Outro ponto que teve bastante ênfase durante a conversa foi a necessidade de desenvolver maneiras de preservar as águas superficiais e subterrâneas para manter a estruturação hídrica do estado.
Finalizando o encontro, os integrantes da mesa esclareceram dúvidas dos presentes. O debate contou com a presença do presidente da APGCE, Vitoriano de Britto, da geóloga da Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece), Maria Amélia, dentre outros profissionais da área.
Exposição “A Terra em Movimento”
A sede do Sindicato dos Engenheiros no Estado do Ceará (Senge-CE) recebe, durante todo o dia de hoje, 31, a exposição “A Terra em Movimento”, onde serão apresentados fósseis, minerais e rochas. A mostra encerra as atividades da edição de 2017 do GeoCeará.
Assessoria de Imprensa do Crea-CE