Palestra,
mesa-redonda, homenagens e exposição fizeram parte da programação do GeoCeará
2017, uma promoção da Associação Profissional dos Geólogos do Ceará (APGCE),
como parte das comemorações pelo Dia do Geólogo, 30 de maio. Realizado nos dias
30 e 31, o evento contou com o apoio do Conselho Regional de Engenharia e
Agronomia do Ceará (Crea-CE) e teve como um de seus destaques a palestra
proferida pelo renomado geólogo Guilherme Estrella.
Autor de grandes descobertas científicas na área da Geologia do Petróleo e que propiciaram impacto econômico, Guilherme Estrella, então na Petrobrás, chefiou a equipe que descobriu o pré-sal, nas bacias de Campos e Santos, situadas nos estados do Rio de Janeiro e São Paulo. Na palestra, proferida no dia 30 no auditório da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec), que ficou repleto de profissionais e de estudantes, o geólogo fez um retrospecto da descoberta de reservas petrolíferas (de óleo e gás natural) em águas ultraprofundas. Sua exposição foi seguida de análises técnicas acerca da importância do pré-sal para a soberania do País.
“Petróleo e energia são fatores de segurança e desenvolvimento nacionais”, disse, acrescentando que o pré-sal veio completar a base energética que o Brasil precisa para se desenvolver autonomamente. Energia é um ponto central e estratégico hoje no mundo. O Brasil, então, descobre uma grande reserva petrolífera, que o coloca como protagonista na cena geopolítica mundial que se contrapõe aos grandes países hegemônicos, considera o palestrante.
Apesar das críticas e decepções com a política brasileira, acredita ser preciso haver a consciência de que tudo ou quase tudo é resolvido ou encaminhado pelas instituições políticas, no Executivo e no Legislativo. Em outras palavras, propôs a participação de todos nos processos em prol da melhoria da Nação.
A noite do dia 30 foi marcada por homenagens e entrega do Troféu GeoCeará 2017, em reconhecimento a aqueles que muito contribuíram para a geologia e para o desenvolvimento tecnológico no estado. Em seu discurso, o presidente da Associação Profissional dos Geólogos do Ceará (APGCE), Vitoriano de Britto, enfatizou: “As soluções dos nossos problemas não podem de, maneira nenhuma, ignorar o gigantismo de nossos recursos minerais, muito menos nosso enorme conhecimento geológico e nossas capacidades profissional, tecnológica e industrial. O Brasil é gigante. Somos uma fonte de recursos naturais para o mundo. Precisamos realmente querer transformá-los em produtos com maior valor, e não apenas vendê-los como matéria-prima, como continuam querendo as ricas nações mundiais. Temos capacidade e vamos fazê-lo, apesar das forças contrárias e maléficas à nação brasileira”.
Vitoriano defendeu a adoção de arrojadas políticas de desenvolvimento estratégico e de investimentos, e não só a aplicação de cópias de modelos exógenos. “Toda a engenharia brasileira, em especial a geologia, sabe o caminho para a solução de muitos dos problemas brasileiros, haja vista a corajosa descoberta do pré-sal e das importantes jazidas minerais do mundo”.
Considerou que o Brasil tem um parque industrial invejável. “Temos profissionais cobiçados pelas maiores empresas mundiais e universidades do exterior. Por que ainda importamos tantos produtos manufaturados? Sabemos das respostas e temos que agir já, se quisermos um país desenvolvido e justo”, disse.
Em sua fala, o dirigente da APGCE ressaltou: “Nas discussões nacionais da nossa atividade profissional, a APGCE, como filiada da FEBRAGEO, aqui representada pelo ilustre colega Ricardo Latgé, tem se esforçado na produção de documentos e normativos que melhorem o Sistema Confea/Crea, no sentido de chamar atenção para as incoerências ocorridas e colaborando para uma legislação profissional avançada e harmônica, inclusive com sugestões ao Projetos de Lei que cria a profissão de Geofísico e de Federalização do Plenário do Confea”. Na oportunidade, agradeceu as parcerias firmadas com o Crea-CE e o Senge-CE.
Também reconhecido com a Placa de Mérito Profissional, o ex-presidente do Crea-CE, engenheiro Otacílio Borges Filho se declarou honrado com o reconhecimento e enfatizou o papel dos geólogos no desenvolvimento do Ceará e do País. A atuação do ex-presidente do Conselho, inclusive, foi determinante para que o governo do estado estendesse aos geólogos o piso profissional garantido aos engenheiros.
RELAÇÃO DOS HOMENAGEADOS
Placa de Mérito Legislativo
Dep. Est. Audic Mota
Placa de Mérito Academia:
Prof. Afonso Rodrigues de Almeida
Prof. Clóvis Vaz Parente
Prof. José de Araújo Nogueira Neto
Prof. Júlio Sarmento de Menezes
Prof. Raimundo Mariano Gomes Castelo Branco
Profª Telma Regina M. Aguiar Magalhães Pedrosa
Placa de Mérito
Profissional:
Geól. Irabson Mota Cavalcante
Geól. Mário Fracalossi Júnior
Geól. Mark Augusto Lara Pereira
Geól. Ricardo Bezerra de Senna
Geól. João Sérgio Amaral Pontes
Geólª Zulene Almada Teixeira
Engº Civil Victor da Frota Finto
Engº Civil Otacílio Borges Filho
Geól. João César de Freitas Pinheiro
Placa de Mérito
Institucional
FEBRAGEO
FIEC
SINDIÁGUA
SINDIPETRO
Placa
GeoCeará 2017 – Destaque Empresarial
CARBOMIL S.A. MINERAÇÃO E INDÚSTRIA
NATURAGUA ÁGUAS MINERAIS INDÚSTRIA E COMÉRCIO S.A.
OCS
MINERAÇÃO E EMPREENDIMENTOS LTDA.
Troféu
Cristais GeoCeará 2017– Destaque Profissional
Geól.
Carlos Rubens Alencar Araújo