Notícias

FUNCEME faz prognóstico positivo para chuvas no Ceará



O Ceará terá uma quadra invernosa com chuvas acima da média em 2018. A informação foi confirmada pelo presidente da FUNCEME, engenheiro civil Eduardo Sávio Martins, durante  reunião da Academia Cearense de Engenharia realizada no Plenário do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Ceará (Crea-CE).

Eduardo Sávio Martins fez um histórico das secas que assolaram o estado e suas repercussões em cada época, inclusive, os últimos seis anos da estiagem no Ceará, que motivaram diversas iniciativas do Governo como a perfuração de poços profundos em quase todos os municípios e a instalação de adutoras.

Segundo o presidente da FUNCEME, o ano de 2018 deverá confirmar o retorno das chuvas em todo o estado do Ceará com índices maiores ou menores dependendo de cada região. Mas uma coisa é certa, confirmou o presidente da FUNCEME: “o quadro está favorável”. O encontro foi uma grande oportunidade para os membros da ACE que levantaram várias questões em relação as iniciativas para combater a seca no semiárido cearense. Um dos assuntos mais debatidos foi a situação da recarga dos açudes. A chuva em 2018 será suficiente para recarregar todos os açudes? Essa foi uma das indagações. A FUNCEME fez uma apresentação mais ampla sobre os prognósticos de precipitações pluviométricas para 2018 e lançou uma preocupação sobre esses mesmos prognósticos para 2019, mas alertou que “ainda é muito para fazer qualquer previsão sobre se a quadra chuvosa será mantida acima da média para o ano que vem”.

O Secretário de Recursos Hídricos do Ceará, Francisco Teixeira, que ocupa a cadeira nº 19 na Academia Cearense de Engenharia, falou sobre as chuvas que banham o Ceará e ressaltou que, mesmo com o bom inverno, a pasta vai continuar trabalhando para garantir o abastecimento de água em todo o estado utilizando várias tecnologias.

Assessoria de Comunicação