A Associação Brasileira de Refrigeração, Ar Condicionado, Ventilação e Aquecimento e a Associação de Empresas de Refrigeração e Ar Condicionado do Ceará realizaram um seminário que colocou em pauta o Plano de Manutenção, Operação e Controle – PMOC. A ABRAVA-CE e a REDE SINDIAR estão discutindo os termos da Lei aprovada e sancionada pelo Governo Federal no início do ano com os profissionais habilitados para a realização dos serviços.
A palestra sobre o tema foi proferida no auditório do SEBRAE pelo engenheiro mecânico Arnaldo Lopes Parra que é um dos maiores especialistas do assunto no País. O diretor da Retail na INGERSOL RAND TRANE falou sobre o cenário atual do plano de manutenção observando passos como a instalação, gerenciamento e administração, manutenção preventiva e manutenção corretiva.
O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Ceará, participou do Seminário. O engenheiro civil Emanuel Maia Mota falou durante a abertura do evento sobre a importância da fiscalização do PMOC. O presidente do Crea-CE ressaltou que a implantação do Plano de Manutenção, Operação e Controle é uma questão de saúde pública no Brasil e, portanto, deve ser encarado com muita responsabilidade. Daí a necessidade, segundo Emanuel Maia Mota, da presença de um profissional devidamente habilitado e registrado no Crea para a execução dos serviços.
PMOC
A Lei que torna obrigatória a execução de um plano de manutenção, operação e controle de aparelhos de ar-condicionado em prédios públicos e privados, de uso coletivo, foi sancionada pelo presidente Michel Temer em janeiro deste ano. Os planos de manutenção devem seguir rigorosamente os padrões de qualidade previstos e regulamentados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária e as regras e normas estabelecidas pela Associação Brasileira de Normas Técnicas.
Assessoria de Comunicação
(85) 3453.5815