Notícias

Regulamentação do parque do cocó é tema de palestra no Crea-CE


O Plenário do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Ceará recebeu, na tarde desta segunda-feira (23), o titular da Secretaria do Meio Ambiente do Estado, Artur Bruno, que proferiu palestra sobre o decreto que regulamentou oficialmente o Parque do Cocó. O evento fez parte da programação do mês de abril da Academia Cearense de Engenharia.

O secretário iniciou a apresentação com um histórico sobre a luta pela delimitação da área do Parque que começou há cerca de 40 anos e que, somente em junho do ano passado, se transformou em ralidade. Artur Bruno revelou todos os passos para a delimitação do Cocó como o diagnóstico sobre as poligonais e a quantidade exata de famílias que moravam dentro do Parque.

Com a assinatura do governador Camilo Santana, o decreto viabilizou a regulamentação do Parque do Cocó com uma área de 1.571 hectares sendo o quarto maior parque natural do Brasil e da América Latina.

O secretário Artur Bruno falou sobre os projetos que atualmente são desenvolvidos em torno da área de conservação e também revelou os projetos que deverão ser implementados nos próximos meses, principalmente, com relação à preservação das dunas e do Rio Cocó. O secretário da SEMA adiantou que já convidou o engenheiro civil Emanuel Maia Mota para participar das discussões sobre esses projetos que estão dentro do Programa Pacto do Cocó. “O Crea-CE tem mentes brilhantes, profissionais do mais alto nível, muito experientes que podem contribuir para o aperfeiçoamento das estratégias que serão colocadas em prática em relação ao Parque do Cocó. Uma das ideias é recuperar a vegetação nativa das dunas e as matas ciliares que protegem o Rio Cocó. Já conversamos com o presidente Emanuel Maia Mota e vamos elaborar um documento solicitando a participação do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Ceará nessa empreitada. Queremos o Crea-CE em nossas ações”, completou Artur Bruno.


Assessoria de Comunicação do Crea-CE