17.09.2019
Agora é pra valer. A 76ª Semana Oficial da Engenharia e Agronomia (SOEA) foi aberta oficialmente, em Palmas (TO), numa noite que reuniu mais de duas mil pessoas entre profissionais, estudantes, pesquisadores, mestres, doutores e lideranças políticas. Esse ano, o evento vai abordar como temática as “Estratégias da Engenharia, da Agronomia e das Geociências para o Desenvolvimento Nacional” e foi exatamente em cima dessa perspectiva que as autoridades que participaram da abertura focaram seus discursos. O presidente do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea), Engenheiro Civil Joel Krüger, lembrou a presença da engenharia nos mais diversos ramos de atividade e no dia a dia do cidadão. Joel Krüger destacou que “tudo gira nas mãos da engenharia”. Os engenheiros, segundo o presidente do Confea, são responsáveis pelo saneamento básico, pela mobilidade urbana, pela conservação do meio ambiente, pela mineração, pelo agronegócio e agricultura familiar, na conservação das florestas, na construção de habitações, estradas e até mesmo nos hospitais. A solenidade focou na importância da engenharia mostrar o seu valor na economia, na sociedade e na vida de cada brasileiro.

Fotos: CONFEA
Essa deve ser a tônica da SOEA 2019, diz o presidente do Crea-CE, Emanuel Maia Mota, que está participando do evento. Segundo ele, essa Semana Oficial da Engenharia e Agronomia deve ser marcada por uma nova geração de futuros engenheiros que já nasceram “com o celular e o Tablet nas mãos”. Emanuel Mota reforça que o Sistema Confea/Crea e Mútua precisa estar atento a essa realidade, esse movimento de “renovação” e precisa voltar o olhar para esses futuros profissionais que estão chegando com uma nova mentalidade e inseridos num dinâmico processo de inovação tecnológica.
O Engenheiro Civil Paulo Guimarães seguiu o mesmo pensamento de Emanuel Mota. Em seu discurso de abertura da SOEA, em Palmas, ele confirmou melhorias e avanços na atuação da Mútua e disse que “as iniciativas que ela encabeça têm o propósito de alavancar ações voltadas à área tecnológica em todas as suas vertentes, primando por aspectos como inovação, empreendedorismo social e a união de esforços em busca de desenvolvimento e do bem comum”, enfatizou o presidente da Mútua.
O vice-governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa Castro, representando o governador Mauro Carlesse, a prefeita de Palmas, Cinthia Ribeiro e o presidente do Crea-TO, Engenheiro Civil Marcelo Costa Maia enalteceram a estrutura que foi montada para receber a 76ª da Semana Oficial da Engenharia e Agronomia e disseram que o evento vai ficar marcado na história do estado.
Assessoria de Comunicação do Crea-CE