Notícias

Estímulo à qualificação profissional


Uma iniciativa adotada pela Célula de Recursos Humanos do Crea-CE está contribuindo para a manutenção de um ambiente virtuoso dentro do Conselho. A superintendência autorizou a implantação do Programa de Capacitação Interativo (PACI) que é realizado por meio da Escola Virtual do Governo (EGV). O Programa é uma maneira prática de oferecer oportunidade para que os empregados cresçam em suas ocupações no serviço público.


O principal objetivo do PACI é estimular o desenvolvimento de competências dos servidores públicos com um trabalho de capacitação contínua. O Crea-CE resolveu criar o Programa para estimular seus empregados a buscar o conhecimento e crescimento pessoal e profissional. Os empregados estudam e se aperfeiçoam, em contrapartida, o Conselho paga um abono eventual estabelecido pelo Acordo Coletivo de Trabalho 2019-2020.

O empregado que quiser fazer parte do Programa de Capacitação Interativo tem que passar por seis cursos de qualificação, dentre os quais três são obrigatórios e três são de livre escolha. No caso específico dos três cursos obrigatórios é importante frisar que eles são alinhados aos objetivos estratégicos da organização. Os cursos como Gestão e Fiscalização de Contratos, Gestão da informação e Comunicação e Ética. Já os cursos livres podem ser feitos nas áreas da Gestão de Riscos no Setor Púbico, Gestão em Ouvidoria, Formação de Pregoeiros, Básico em Orçamento Público e Planejamento Estratégico para Organizações Públicas, dentre outros.
Em um levantamento preliminar realizado pela Célula de Recursos Humanos foi verificado que 122 empregados do Crea-CE aderiram ao PACI. Isso significa a adesão de 80% do corpo funcional da autarquia. Com esse resultado o Crea-CE deu um passo importante na definição de uma política de valorização profissional dentro da empresa. O PACI será o orientador do planejamento, a execução e a avaliação das ações de capacitação do Conselho, bem como, vai servir para determinar as necessidades de capacitação e de base para decidir sobre funções de confiança na organização.

Assessoria de Comunicação do Crea-CE