O plenário do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Ceará voltou às atividades na tarde desta quarta-feira (12/08). O presidente em exercício, Engenheiro de Pesca Antônio Diogo Lustosa, e demais integrantes da diretoria, conduziram a 716ª Reunião Ordinária do Plenário do Crea-CE presencialmente usando máscaras de proteção, álcool em gel e mantendo o distanciamento social entre os conselheiros conforme o decreto estadual e os protocolos de segurança sanitária. Os demais conselheiros participaram no modo virtual.
A equipe de TI do Crea-CE preparou toda a logística para viabilizar a sessão plenária de maneira remota. Sem falhas na conexão e transmissão, a reunião foi considerada um sucesso.
O presidente da Comissão Eleitoral, Engenheiro Agrônomo José Maria Freire, confirmou a data da eleição do Conselho para 1º de outubro de 2020, segundo estabeleceu a Comissão Eleitoral Federal do Confea. Assim, disse José Maria Freire, estarão aptos a votar os profissionais que estejam quites com suas anuidades até 1º de setembro. Essa também é a data limite para os profissionais que pretendem alterar os locais onde vão votar. As sessões obrigatórias estarão instaladas na sede do Crea-CE e nas inspetorias. Já as sessões facultativas estarão a disposição dos profissionais na Superintendência de Obras Públicas (SOP), Detran (sede localizada no bairro São Gerardo) e Sindicato dos Engenheiros do Ceará (Senge). Em alguns locais como no Detran, SOP e na sede do Conselho, os eleitores terão a opção de Drive Thru.
Ainda durante a reunião, os conselheiros elegeram o novo coordenador da Comissão de Orçamento e Tomada de Contas, Engenheiro Químico João Brandão Júnior e a Comissão de Renovação do Terço atualizou os dados sobre a quantidade de Câmaras e conselheiros que terão assento no plenário do Crea-CE em 2021. Os conselheiros do Crea-CE também aprovaram a Portaria n° 050/2020 que "Dispõe sobre a prorrogação do prazo para o pagamento das anuidades 2020 para pessoa física e jurídica". Segundo o texto da portaria, o vencimento das parcelas das anuidades profissionais devidas ao Crea-CE nos meses de março, abril, maio e junho do ano de 2020 deverão ser pagas nos meses de setembro, outubro, novembro e dezembro de 2020. Com um detalhe: sem quaisquer cobranças de encargos legais, juros, correção monetária ou restrições administrativas.
Ao final da reunião, os conselheiros fizeram um balanço positivo das votações por meio virtual. “Aprovamos itens que são de interesse de todos os profissionais. Então foi um sucesso e a próxima também será realizada por meio de videoconferência e, certamente, será mais um sucesso. A tecnologia como vanguarda para a gente poder desenvolver os nossos trabalhos", ressaltou o presidente em exercício do Crea-CE, Antônio Diogo Lustosa.
Assessoria de Comunicação do Crea-CE