Notícias

Crea-CE reúne inspetores regionais em Fortaleza


"Os inspetores estão nos municípios também para nos trazer informações e sugestões de como se aproximar mais dos profissionais e aperfeiçoar nossos serviços, como a fiscalização, por exemplo", com essa declaração, o presidente do Crea-CE, Engenheiro Civil Emanuel Maia Mota, abriu o encontro Inspetores em Ação, realizado na tarde dessa quinta-feira (05/09), no Plenário do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Ceará. "Os inspetores são fundamentais para que o Crea-CE chegue lá na ponta, em todos os lugares", reforçou Emanuel. O presidente salientou que mantém um contato diário e direto com os inspetores sobre os mais variados assuntos. E isso, segundo Emanuel Maia Mota, tem contribuído para o crescimento da representatividade do Crea-CE no interior do estado.


O evento Inspetores em Ação trouxe à capital representantes do Crea-CE de todas as regiões. O chefe de gabinete do Conselho, Engenheiro Civil José Luiz Lins, proferiu palestra sobre o tema "Conhecendo o Crea-CE". Ele apresentou o organograma do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Ceará e explicou como funciona cada setor passando pelo Plenário, Presidência, Diretoria, Câmaras Especializadas e Comissões, bem como os departamentos que dão apoio à todos os trabalhos. O chefe de gabinete orientou os participantes sobre a importância de conhecer o Regimento Interno e explicou as funções e os deveres do presidente, diretores, conselheiros e inspetores.


Outro momento importante da reunião foi a palestra da gerente de fiscalização, Daniele Bastos. Ela explicou como funciona o setor e qual a importância dos inspetores regionais nesse processo. Daniele falou das operações que estão acontecendo em todo estado e das rotas que os fiscais estão realizando em ações como "Operação Especial 184", "Operação Agro", "Operação Engenharia de Pesca", "Operação Energia Renovável", "Operação Noturna" e "Operação em meios de hospedagem". Essas foram operações de fiscalização deflagradas pelo Crea-CE em 2023. Durante esse momento, os inspetores falaram sobre os cenários da fiscalização em seus municípios. Eles tiraram algumas dúvidas e apresentaram sugestões que vão contribuir para novos planejamentos.


O final do encontro reservou um momento solene de muita alegria e emoção. Cada inspetor Regional recebeu das mãos do presidente do Crea-CE sua Carteira de Identidade Funcional. O Engenheiro Civil Emanuel Maia Mota finalizou a reunião reforçando os esforços e os avanços do Crea-CE. "Saímos de 6 mil fiscalizações, em 2017, para quase 25 mil, em 2022. A fiscalização foi um dos pontos em que mais evoluímos", assegurou o presidente do Crea-CE. Emanuel Mota anunciou que já está investindo na fiscalização por imagens de satélite. Segundo ele, esse modelo de fiscalização também vai ser usado no interior do estado.


Assessoria de Comunicação do Crea-CE