Além de discutir os mais relevantes temas da atualidade para a área tecnológica no Brasil colocando em foco "Educação, Tecnologia e Inovação", a 79a Semana Oficial da Engenheira e Agronomia (SOEA), em Salvador (BA), também está se destacando pela emoção. Alegria, saudade e, principalmente, aquele sentimento de dever cumprido. Sorrisos e recordações deram o tom da solenidade da Láurea ao Mérito 2024. Se, no ano passado, o Sistema Confea/Crea e Mútua homenageou o engenheiro civil Manoel Enéas Alves Mota com a Medalha do Mérito e o engenheiro agrônomo e professor Roberto Cláudio Frota Bezerra com a inscrição no Livro do Mérito, esse ano a honraria fez uma homenagem a outro cearense ilustre: o engenheiro aeronáutico Telmo Bessa.
O presidente do Crea-CE acompanhou a cerimônia e destacou o brilhantismo do homenageado com a inscrição no Livro do Mérito: "O engenheiro aeronáutico Telmo Bessa era um profissional à frente do seu tempo. Quando começou a trabalhar pela instalação de uma unidade do ITA no Ceará, pavimentou o caminho para que esse sonho se tornasse uma realidade. E hoje a Engenharia no Ceará está comemorando essa conquista", disse o eng. civ. Fernando Galiza.
Antônio Telmo Nogueira Bessa de Queiroz
Graduado em Economia pela UFC em 1968 e Engenharia Aeronáutica pelo Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA) em 1957, engenheiro da REFFSA, professor da Escola de Engenharia da UFC e presidente do NUTEC. Ex-aluno do ITA, Telmo Bessa articulou a visita do reitor do Instituto de Tecnologia Aeronáutica a Fortaleza para discutir a instalação de uma unidade no Ceará. Ele foi um dos principais defensores do projeto. Em sua homenagem, o Crea-CE batizou sua biblioteca de "Biblioteca Telmo Bessa".
Convênios com os Creas
Visando incentivar e ampliar a participação dos profissionais na 79ª Soea, a Mútua e 22 Creas firmaram convênios de parceria, garantindo a presença de profissionais de diversos estados no evento.
Pela parceria, a Mútua disponibilizou aos Regionais recursos para o custeio de passagens e diárias de suas delegações (profissionais selecionados pelos Conselhos, entre mutualistas que estejam adimplentes com a Caixa de Assistência) e, em contrapartida, os Creas realizam ações de divulgação da Mútua.
Assessoria de Comunicação do Crea-CE